terça-feira, 15 de novembro de 2016

PORQUE A MÍDIA BRASILEIRA É A INIMIGA N°1?

Claro, quando se fala em mídia manipuladora, mentirosa, corporativista, etc,automaticamente pensamos e falamos do Grupo Globo e temos até a tendência, justificável, de atribuir à família Marinho e associados toda a culpa pela realidade degradante das mídias de grande porte no Brasil, mas sabemos que não é bem assim.

Hoje, pode-se dizer seguramente que TODAS as grandes mídias que tem como tronco central as redes de televisão (Globo, SBT, Record, Band e outros), quando concorrem, é pela hegemonia e pelo controle do monopólio da informação, mas não passam de farinha do mesmo saco, fazendo uso de toda sua enorme e complexa estrutura para, ao invés de informar, manipular e formar opiniões públicas para alinha-las ais seus próprios objetivos, seus próprios caprichos.

Até hoje infelizmente, não houve governante ou grupo político capaz ou disposto a enfrentar esse “império de desinformação”, talvez por saberem que a simples antipatia de um ou mais desses meios, pode ser o bastante para ruir com toda estrutura institucional de um país, o que dirá derrubar um governante em particular. Se alguém duvidava de que o poder essa mídia suja pudesse ainda hoje chegar a tanto, basta observar com um mínimo de atenção e frieza o que tem acontecido no Brasil nos últimos 12 meses (daí pra mais).
Mas como é possível as mídias terem tanto poder? Como fazem isso? Não seria exagero?
Apenas para se ter um parâmetro do nível de controle de massa que é usado por essas redes, vejam o vídeo (é curtinho):
Apenas 11 famílias controlam TODA A REDE de informações no Brasil. Essas famílias tem fortes ligações com membros tradicionais do governo, receberam suas concessões, muitas vezes de forma irregular, durante a ditadura e desde então são fortemente favorecidos financeira e legalmente por esses, formando assim um imenso monopólio da informação.
Mas se é assim, então está tudo perdido e não tem jeito de lidar com esse monopólio?
Se estivéssemos falando no assunto a uns 10 anos atrás, eu certamente ficaria sem resposta ou então sugeriria que a única forma de acabar com esse monopólio seria uma revolta popular ou governamental que simplesmente cassasse todas as concessões ou mesmo destruísse todas essas emissoras, o que ainda pinta um lindo quadro na minha imaginação, mas…. não é nem necessário e nem o único meio.
Não tem como negar que o efetivo poder da mídia tanto no monopólio da informação quanto na manipulação de massas caiu enormemente por conta da internet, que deu voz a todos, inclusive aqueles calados ou silenciados  sistematicamente pelas mídias e governos. Exatamente por isso, a liberdade dentro da internet vem sendo atacada forte e constantemente, ao passo que a grande mídia tenta com todas as suas forças estender seus tentáculos para dentro da rede. A influência da grande mídia dentro da internet é realmente grande e uma grande parcela dos internautas apenas trocaram a informação falsa e manipulada da TV pela da rede. Acontece que aqui existe resistência forte e organizada, uma infinidade de canais, jornais, blogs (como esse) e toda ordem de programas independentes vem crescendo e ganhando espaço e credibilidade.
Existe hoje uma grande dificuldade dos grandes telejornais esconderem ou distorcerem o que acontece no Brasil e no mundo, enquanto existem repórteres transmitindo ao vivo e as redes compartilhando e debatendo o ocorrido em tempo real, sem chances ou meios de manipulação, muitas vezes escancarando e denunciando a versão manipulada dos grandes jornais.
Agora fica claro porquê a mídia brasileira é tão nociva e perigosa? Conseguem perceber que, por trás de atos e fatos aparentemente governamentais existe um direcionamento da mídia e que, ainda hoje, nada conseguiu resistir por muito tempo a um enfrentamento direto a ela?
É fato que o Brasil tem uma série gigantesca de problemas graves a serem resolvidos e combatidos, mas tenho como certo que, sem a resolução do problema da mídia com a sua regulamentação e democratização, nenhuma medida será eficaz por muito tempo e nunca estaremos de fato seguros.
Fabiano Abafh Ruiz

2 comentários :

  1. José Dirceu foi político que peitou a mídia!!! Diminuindo os gastos do Governo em publicidades em até 80%!!! E fazendo com que a GLOBO obtivesse a mesma porcentagem dos outros veículos!!! Isso ninguém fala!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, e há quem diga que sua prisão na verdade se deveu justamente a essa afronta, o que não me surpreenderia. Mais do que esse fato, não parece incomodar ninguém o fato de ele ter sido preso e condenado sem prova efetiva alguma, pelas palavras da própria ministra que o condenou, "Não tenho provas cabais sobre a culpa do réu, mas o condenarei porque a literatura me permite".
      A coisa está séria, muito séria.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...